Dr. Seuss
Eu fui conhecer o Dr. Seuss quando viajei para os Estados Unidos e fui no parque Island of Adventure, da Universal Estudios. Provavelmente você conhece ele e suas obras, pode até não saber, mas conhece!
Ele foi um escritor e humorista estadunidense que criou diversas histórias para crianças… Nos Estados Unidos ele é tão conhecido e famoso por suas obras quanto Monteiro Lobato, aliás seus livros estão entre aqueles que definem o que se convencionou chamar de literatura para a família, foram traduzidos para 15 idiomas e ninguém vendeu tantos livros infantis em língua inglesa como ele: nada menos do que 400 milhões de exemplares!!!
Depois de sua morte em 1991, iniciou-se uma verdadeira corrida entre os estúdios de Hollywood pelos direitos de filmagem de suas obras. A grande oportunidade veio quando a viúva e única herdeira de Seuss colocou à venda, por 5 milhões de dólares, os direitos do clássico Como o Grinch Roubou o Natal, uma fábula sobre uma criatura feiosa e desumana que resolve estragar os festejos natalinos numa terra fantástica, a Quem-Lândia.
E para quem não percebeu é a mesma Quem-Lândia que aparece no mais novo filme inspirado em um dos livros de Dr. Seuss: Horton e o Mundo dos Quem (Horton Hears a Who!, 2008)!
Dos mesmos criadores de A Era do Gelo, o filme é baseado num livro de autoria de Ted Geisel (publicado pela primeira vez em 1954, sob pseudônimo Dr. Seuss) e tal como o livro, apresenta um elefante cheio de imaginação chamado Horton, que ouve um pedido de ajuda vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. Embora Horton ainda não saiba, tal partícula abriga toda uma cidade chamada Quem-Lândia, habitada por seres microscópicos, liderados pelo Prefeito (dublado por Tom Cavalcante). Apesar de ridicularizado e ameaçado por seus vizinhos, que acham que ele ficou maluco, Horton está determinado a salvar a partícula, pois “uma pessoa é uma pessoa, não importa o tamanho que tenha”. Essa simples justificativa de Horton para suas ações incorpora uma idéia tão simples quanto profunda, e que significa muito para uma grande quantidade de pessoas.
O filme alimenta o pensamento com as explicações de Horton a seus amigos céticos: “Se você estivesse lá fora no espaço e olhasse para baixo, onde habitamos, nós pareceríamos uma partícula”. Além disso, há também o código de honra de Horton, seu lema, que diz que “um elefante é cem por cento fiel”, referindo-se à sua honestidade e à determinação de nunca abandonar a missão de encontrar um novo lar para a partícula que abriga o incrível mundo de Quem-Lândia.
Horton e o Mundo dos Quem –
Eu simplesmente AMEI o filme! Ele tem todas as qualidades, é perfeitamente bem executado graficamente, é super mega colorido e fofo, tem personages cutes até dizer chega (principalmente um amarelinho que lembra muito o Bibble, de Fairytopia), é engraçado, tem uma moral, é para adultos e crianças, emociona! Acho que até supera A Era do Gelo (que por sinal tem uma terceira animação vindo por aí!). Seguindo totas as características bem definidas que o Dr Seuss dá a seus personagens, com aquela carinha inconfundível que o Grinch e os Coisas têm!
Recomendo a todos! Vocês vão gostar!