Arquivado em Crítica, Desabafos, moda - por

A Arezzo, marca grande e famosa de calçados, bolsas e acessórios, lançou no dia 14/04 a Coleção PeleMania, onde assumidamente usou pele de animais na confecção de diversas peças e fez um evento luxuoso em sua loja da Oscar Freire em São Paulo, onde muitas mulheres foram prestigiar o lançamento da coleção e compraram  as peças.


Essa coleção causou muito frisson pela web-a-fora, muitas pessoas repudiando a marca por sua escolha e outros a defendendo. Eu, sinceramente, acho que a Arezzo deu um grande tiro no pé! Pois uma das marcas mais conhecida pelas ótimas coleções e qualidade não precisa inovar fazendo o uso de peles de animais porque é a tendêcia do inverso e para agradar o ego de algumas mulheres.

Os protestos foram tantos, e em diversas mídias, que a Arezzo resolver colocar o rabo entre as pernas e tentar corrigir a besteira que fez, tanto que na página oficial do Facebook foi colocado um comunicado a todos os consumidores:

Usar peles de animais é tão OUT! Temos diversos tecidos que imitam em perfeição diversas peles, e mesmo que existam empresas que criem animais somente para esse fim, devemos pensar que a estética é de longe um motivo para que a matança seja feita, principalmente em um país tropical como é o nosso!!!

Fico sentida de saber que uma loja, que em Fevereiro eu fui e comprei 5 pares de sapatos, hoje lança uma coleção usando pele de animais tão lindos e inocentes… Só me resta torcer para que esse protesto em massa que aconteceu sirva de lição para a Arezzo e todas as outras marcas que cogitam a hipótese de usar peles de animais em suas coleções.

Comentar

                           

* Campo requerido

29 comentários

  1. 1

    Gesiane

    19.abril.2011

    Responder

    Eu me nego a comprar e concordo com cada palavra sua neste paragrafo:

    “Usar peles de animais é tão OUT! Temos diversos tecidos que imitam em perfeição diversas peles, e mesmo que existam empresas que criem animais somente para esse fim, devemos pensar que a estética é de longe um motivo para que a matança seja feita, principalmente em um país tropical como é o nosso!!!”

    Lamentável

  2. 2

    Morena

    19.abril.2011

    Responder

    Na boa… eu acho triste matar bichinhos para tirar a pele. Mas tbm acho triste matar um boi para comer a carne. O boi tbm é inocente e ninguém fala nada. Mas eu nunca liguei muito para Arezzo mesmo! ^^

  3. 3

    Moema.

    19.abril.2011

    Responder

    Veja bem existem pessoas que compraram e compram peles de animais e nada se diz sobre elas. Não que esteja do lado da Arezzo (longe de mim) só acho que ela foi a única punida quando existem milhares de marcas além dela que fazem apologia ao uso de peles de animais.

    Para mim é doloroso saber que existam pessoas que consumam e apoiem este tipo de moda.
    Nada mais justo que depois da Arezzo esfolar o couro de animais o povo naturalista passe a arrancar o couro dela.

    #naocomproarezzo

  4. 4

    Duly

    19.abril.2011

    Responder

    Que povo escroto!!! AMO as legítimas!!! A parada é andar c/ os pés no chão…

  5. 5

    Georgia Maria

    19.abril.2011

    Responder

    Comemos carne sim, faz parte da nossa natureza. A vaca morre pra nos alimentar e a outros milhares, o porco, galinha, etc. Usamos o couro, ossos, etc. Já acho absurdo ter tanta variedade de animais que comemos.
    Agora, criar bicho pra mostrar pros outros que vc tem dinheiro e pode se dar ao luxo de andar com eles mortos pra se sentir poderosa, é o fim da picada, rpa mostrar que tem grana? Ok, tb se faz sapatos caríssimos de couro de boi.
    O problema é a crueza com que esses animais são mortos para não prejudicar a pele. Um animal morto de forma cruel pra mostrara a futilidade de umas e outras, tem dó. São outros tempos, temos consciência do quão porcaria nós humanos somos, passou da hora de criarmos vergonha na cara e fazermos desse mundo um lugar decente pra viver, pelo menos isso.

  6. 6

    Marina

    19.abril.2011

    Responder

    Concordo plenamente viu… NADA justifica vc criar um animal pra pegar somente a pele dele, que ainda por cima é retirada de maneira tão cruel.
    Não sou eco chata nem nada, mas isso me deixa triste, não tem outra palavra pra definir

  7. 7

    Laninha

    19.abril.2011

    Responder

    Aposto de tem dedo daqueles doidos do partido verde. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    mas no fundo eu gostei! retirar pele de animal é pura ignorância. bjus e amei o post

  8. 8

    Lilian Britto

    19.abril.2011

    Responder

    Nossa, eu fiquei passada e profundamente chateada c a Arezzo tbem. Recolher as peças não tira o fato de animais terem sido mortos pra se fazer tais peças, q a bem da verdade, são feias >.< Aquele primeiro colete, achei horrível e muito caro, fora da realidade inclusive! Retratação, na minha opinião, só serviu pra q eles admitissem a culpa por terem errado, mas pra mim, a Arezzo não serve mais. Humpf.

    Ótimo post Elfinha =)

    Beijos, ba semana =*

  9. 9

    Lissa

    19.abril.2011

    Responder

    Ridiiiiculo!! Achei uó por parte da Arezzo fazer isso! E além do mais, ela tirou as peças do mercado porém não pediu desculpas e ainda tentou se justificar. Foi um tiro no pé meeesmo! Nem couro eu uso! Ver essas peças com essas peles é repugnante aff :[

    bjos

  10. 10

    Viviam Santos

    19.abril.2011

    Responder

    Eu tb achei absurdo usar pele de raposa… Mas… E o couro, de botas e sapatos? Pelo que eu saiba, eles só usam couro. Não? A gente se esquece disso também.

    • 10.1

      Dafne

      19.abril.2011

      Responder

      Oi Viviam,
      não esqueci do couro, apenas ele é obtido depois que o animal é abatido com fins alimentícios, diferente de matar um animal somente por sua pele e jogar todo o resto fora…
      Não entrei no mérito de discutir a morte de animais para o consumo humano, pois o debate iria muito além, sem contar que existem pessoas que necessitam da proteína animal. Ja da pele de uma raposinha ninguém necessita.
      Entendeu o ponto de vista?
      Beijos!

      • Viviam Santos

        19.abril.2011

        Responder

        Ah sim, nesse ponto de vista é verdade – que as raposas, e outros animais que não são da alimentação humana, são abatidas apenas para a retirada do couro.

        Porém, no abate de boi também pode haver crueldades, mas nunca temos como saber de fato, pois as empresas ocultam isso por motivos óbvios. Daí realmente entra em outro assunto, que é o abate pra alimentação humana… Mas não deixamos de usar couro animal, por estética (e qualidade, que é fato que é maior); mas nunca sabemos como o couro foi “conseguido”. Eu mesma tenho bota de couro, mas hoje já nem compro mais, pois não sei se de onde ele vem e se tem um abate mais “digno” ao animal. Também como carne, e não consigo tirar isso da minha alimentação. Mas é triste em cogitar que eles podem ser mortos de forma inadequada, por assim dizer. =/

        De fato se aprofundarmos, é assunto polêmico, mais que mamilos… hehehe. Mas quem sabe esse episódio da raposa não sirva pra gente abrir os olhos de onde vem o couro do boi que usamos?

  11. 11

    Tereza

    20.abril.2011

    Responder

    Tenho alguns sapatos da Arezzo e confesso que agora sinto nojo ao olhar pra eles.
    Peguei raiva da marca.

  12. 12

    Michelli

    20.abril.2011

    Responder

    Poisé… é tenso…
    Porque fizeram isso?
    e o NOME DA COLEÇÂO! PELEMANIA. A vá né?
    rs

  13. 13

    Vany

    20.abril.2011

    Responder

    É Arezzo…bola fora essa heim????

  14. 14

    paulotoc

    21.abril.2011

    Responder

    Eu fico sossegado de saber que a Arezzo não pode mais foder especificamente com um animal, e vai ter que voltar a foder aleatoriamente com todos. É reconfortante ter a certeza de que nossa juventude consciente vai sempre se levantar contra qualquer um que tenha a audácia de divulgar as sacanagens que comete contra animais. Afinal que porra de mundo é esse em que uma grande fabricante pode arrancar fora a pele de um animal e sair contando pra todo mundo que não quer saber…http://100freskuradotcom.wordp.....da-raposa/

  15. 15

    Rosalia

    22.abril.2011

    Responder

    Oi, sempre dou uma lida no seu blog, e não gostaria que levasse a mal o meu comentário, mas eu não entendo o estardalhaço que fazem em relação a pele. Pele de bicho fofinho como chinchila e ursinho é crueldade, mas o couro da vaca não?

    Acho que quem defende um, deveria repensar as suas próprias práticas.

    Um abraço, e de qualquer modo, parabéns pelo tópico. É difícil ver blogs de moda que tenham consciência. =)

  16. 16

    Lívia Costa

    22.abril.2011

    Responder

    Nossa! Eu tbm fiquei indignada!
    Mas e agora… recolher não adianta nada…
    Qtos animais já não foram mortos pra fazer o início da coleção??

  17. 17

    Roberta

    23.abril.2011

    Responder

    Assassinos cruéis tiram a pele de animais vivos para comercializar, já assisti a um vídeo desse, é a coisa mais triste do mundo, os pobres animais agonizam sem a pele até a morte. Esses monstros que fazem isso com animais merecem sofrer muito, e quem compra esses produtos também.

  18. 18

    Márcio

    23.abril.2011

    Responder

    Arezzo nunca mais! Empresa de homens e mulheres cruéis e sem visão.
    E ainda tentaram se justificar falando que pele é “tendência” no mundo todo. Fala sério.
    Nada justifica essa maldade apenas para satisfazer a vaidade de algumas peruas abastadas e sem conteúdo.
    E não adianta recolher a coleção, pois as inocentes raposas já morreram.
    Arezzo, vai precisar gastar agora muita grana com propaganda institucional para reverter essa imagem da marca que ficou associada a matadouro e crueldade contra os animais.

  19. 19

    Brenny

    23.abril.2011

    Responder

    Como é que em pleno sec. XXI e do gente que os animais estão entrando demasiadamente em extinção as pessoas não tem consciência disto, poxa eles sentem dor também, eu acho isso um desrespeito com o planeta que esta passando um um momento de crise com estas chuvas e terremotos.

    Fiquei muito triste em saber que a Arezzo fez isso.

  20. 20

    André

    23.abril.2011

    Responder

    Nossa, quanta gente boazinha e piedosa aqui né! Salvem a raposa!

    Enquanto vocês ficam indignadas com essa coleção da Arezzo, continuam usando seus sapatos e bolsas de couro, que vem de quem ? Isso, vem do boi, outro animal, meio azarado, pois se tivesse nascido bonitinho como a raposa, teria a piedade e proteção de todas vocês.
    Agora me respondam, o que a Arezzo fez de diferente da Sadia ? Para a informação de vcs, as raposas não foram retiradas de um ambiente selvagem, foram criadas para esse fim, assim como os frangos da sadia. “Ah, mas o frango a gente come”, se for esse o problema a carne da raposa é vendida para restaurantes de carnes exóticas também. Agora estão felizes?
    Sabem como se chama este tipo de atitude ? Especismo. É a opressão e discriminação de uma espécie em detrimento do favorecimento de outra. Tem o mesmo sufixo de rac-ismo e sex-ismo. Por quê? Porque são análogos, é só pensar um pouco.

    Vcs não precisam de peles de raposa para ficarem lindas. Já são lindas. Mas também não precisam do couro do boi para isso. Nem precisamos de travesseiros de penas de ganso, não precisamos de um pente de marfim do elefante, nem de uma bolsa de couro de crocodilo. Vivemos perfeitamente bem sem esses artigos. Agora, conto uma novidade para vcs… não precisamos da carne de nenhum dos animais que citei antes. Não precisamos de carne alguma. Eu vivo sem comer carne, estou bem, saudável, até mais saudável que a maioria que conheço.

    Então peço a vcs, continuem falando mal da Arezzo, critiquem sim. Mas GANHEM o direito de fazer isso. Não critiquem a morte de um animal com a barriga estufada com a morte de outros.
    Façam o que nós humanos, seres inteligentes, temos como grande dom, reflitam!

  21. 21

    daniela

    24.abril.2011

    Responder

    cara comer carne e usar pele está no nosso dna primitivo.Usamos pele pra nos esquentar.AGORA, usar porque acha bonito é vacilo. Matar bois é uma coisa. Matar animais ok. TORTURAR animais é outra. Ninguem tira uma pele de um animal com um tiro no peito. Eles tiram pele de animais vivos. POIS É. Carnivoros seguem o normale os bois talvez só existam até hoje porque comemos eles em quantidade. Matar animais ainda mais em extinção é MUITO ESCROTO e OPIOR não é quem faz, é quem FINANCIA, QUEM COMPRA. cada um faz O QUE QUISER SEM fazer mal aos outros, sejam eles ANIMAIS OU HUMANOS. NÓS NAO SOMOS DONOS DOS ANIMAIS

  22. 22

    spunkmeyer

    24.abril.2011

    Responder

    Sou contra a usar peles, couro e comer carne. Não compro, não uso e repudio.
    Não se come carne hoje em dia por precisarem, comem por prazer, admitir isso já um grande passo ao onívoros. Ficarem nessa de que comem e usam pele por ser instintivo é pura balela. Isso só é válido aos moradores de regiões de climas extremos, que precisam das peles. O resto é um monte de coió.

  23. 23

    Óculos de Sol

    25.abril.2011

    Responder

    Nossa isso foi lamentável viu. Não compraria de geito nenhum.

  24. 24

    Rayssa

    25.abril.2011

    Responder

    usar de animais como fonte de alimentos eu apoio . é lei natural… msm os herbivoros servem de alimentos pra outros animais… Agora matar pra poder usar a pele como roupa é pessimo !
    sou contra a uso de peles verdadeiras… usem sintéticas.. qual o mau nisso?

    http://psiqueatelie.wordpress.com/
    da uma olhada …

    @rayssakarolina

  25. 25

    letícia

    14.julho.2011

    Responder

    Eles criaram as peças com peles de animais e depois recolheram as peças, ou seja, os animais foram mortos a toa. Sinceramente, arezzo pra mim nunca mais!

  26. 26

    Gisele

    04.fevereiro.2013

    Responder

    Mais uma vez a ganância a qualquer preço, e sempre custando vidas seja de animais ou do ser humano. E ainda ter que ler que a preocupação da Arezzo e atender as tendências da moda de forma ágil , pra mim só mostra a total falta de ética e respeito com a vida. A Arezzo perdeu uma cliente, e acredito que daqui pra frente vão perder muito mais do que lucraram com esta atitude fútil e desumana.

  27. 27

    Natalia

    10.abril.2013

    Responder

    vagabundos! deviam usar a pele dos contribuintes para fazer as tão queridinhas peças! Só digo uma coisa: Queimeeeem no infernooo vagabundo!