Estava eu zapeando o meu instagram quando me deparei com uma foto (clique aqui para ver) da uma quiche que @Lusinha havia feito, e o que mais me chamou a atenção foi que a quiche era com massa de grão de bico e só! Não levava ovo nem farinha! Mesmo não tendo problemas com glúten eu fiquei curiosa e quis testar essa massa aqui em casa.
Comprei o grão de bico, os ingredientes para o recheio e fui para a cozinha. O resultado é essa boniteza abaixo:
Ficou lindo, não acha? Agora você vai aprender a fazer essa delícia, que é super fácil e vai agradar a todos aí na sua casa.
Massa de grão de bico para tortas
Ingredientes:
- 3 xícaras de grão de bico cozido
- temperos a gosto (coloquei uma pitada de sal, pimenta do reino, alecrim e orégano)
- 1 colher de chá de azeite
Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho em uma tigela com água por algumas horas. Eu coloquei ele na hora do almoço e deixei para cozinhá-lo a noite por volta das 20h. Cozinhei na panela de pressão somente com água, sal e um pouco de sazon. Depois que pegou pressão ficou 15 minutos e apaguei o fogo.
Quando o grão de bico já tinha esfriado eu bati as 3 xícaras no processador até virar um creme bem denso. Caso você não tenha processador pode ir batendo aos poucos no liquidificador. Nessa etapa que eu acertei o sal, adicionei a pimenta, o orégano, o alecrim e o azeite.
Untei uma forma de fundo removível com azeite e comecei a espalhar a massa em todo o fundo e laterais. Sugiro que você polvilhe com alguma farinha após untar a forma, pode ser farinha de arroz se preferir, pois o fundo fica bem úmido e a farinha vai ajudar a absorver a umidade.
Para rechear eu usei abobrinha refogada, queijo minas picado e aquele creme base que ensinei a fazer no post da quiche de alho poró. Levei ao forno pré aquecido a 180 por 1h40min, mas como a intensidade de cada forno é diferente eu acho bom você dar uma olhadinha depois de uns 40 minutos para ver como ele está e se necessário deixar mais. O ponto é quando o recheio estiver bem consistente e douradinho.
O resultado é uma massa bem leve, mais aerada e macia. Ela não fica quebradiça como uma massa de farinha de trigo e como falei fica mais úmida. O sabor é o de grão de bico com os temperos que você quiser adicionar, o que pode ser estranho para alguns.
É uma perfeita opção para quem necessita fazer uma dieta sem glúten, fica saboroso e dá para fazer com diversos tipos de recheios diferentes, basta ir variando conforme o seu paladar.
Espero que tenha gostado, se fizer não deixe de vir me contar o que achou.
Beijos