Conexão Carioca: rotina com os cabelos
A quinta-feira passou, o post da Conexão atrasou, mas saiu hoje com um assunto que é do interesse de muitas pessoas: rotina capilar!
Não sei se você sabe, mas eu pinto os meus cabelos há uns 3 anos, se não me engano, e muitas pessoas me perguntam quais são os cuidados que eu tenho, principalmente para tratar a química (tintura) e evitar o desbotamento. Separei por partes para facilitar o nosso bate-papo. Vamos lá!

Minha rotina capilar:
LAVAGEM:
Vou ser sincera, eu odeio lavar os cabelos… e tenho a raiz muito oleosa, o que acaba me obrigando a lavar dia sim, dia não, mas quando eu sei que não vou sair, eu prefiro não lavar e deixar o cabelo sujinho mesmo. Acredito que a oleosidade natural já proteja bem meus fios.
Quando eu lavo intercalo alguns shampoos que vivem variando, pois estou sempre testando novos shampoos. No momento eu estou usando a linha de controle da oleosidade da Natura Plant e o L’Oréal Vitamino Color, que uso nos primeiros dias após a tintura.
HIDRATAÇÃO:
Como meu cabelo é muito oleoso eu não hidrato sempre. Tenho dentro do box um Aussie 3 Minutes Miracle para cabelos tingidos, que uso junto com o Vitamino Color, na primeira semana após coloração.
RECONSTRUÇÃO:
Quando sinto que os fios estão secos, com as pontas ásperas, eu apelo para a máscara (que é minha favorita de todos os tempos) L’Oréal Absolut Repair! Ela fica dentro do box aguardando esses momentos críticos. Como ela é maravilhosa… ainda não testei uma que deixe os fios tão macios e sedosos. Choro de pensar que a minha só tem para mais dois usos. Também faço algumas reconstruções dessas que vendem em ampolas, como a da Pantene, Dove e da Natura.
TRATAMENTOS:
Adoro um tratamento capilar! Volta e meia sou convidada para testar um tratamento novo e sempre vou toda feliz. Já fiz tratamento vegano, tratamento sustentável, ritual para o pós Carnaval, tratamento com óleos vegetais, tratamento Moroccanoil… Adoro!
Aqui no blog também já dei dicas de como tratar os cabelos em casa!
PÓS BANHO:
No pós banho, ainda com os cabelos molhados, eu gosto de passar um óleo nas pontinhas acho que ajudam a tratar o ressecamento que a tintura causa. Como tenho muitos diferentes cada hora uso um. Gosto muito de usar o Moroccanoil Light e o Amazon Oil.
SECAGEM/ESCOVA/CHAPINHA/BABYLISS/PROGRESSIVA:
Não costumo fazer escova, só em salão quando faço um tratamento ou retoco a tintura. Porém 99% das vezes que eu lavo os cabelos eu seco com secador e depois modelo com escova giratória. Chapinha eu só uso na franja, e muito raramente, pois toda vez que uso sinto que meu cabelo fica com uma textura bem ruim e seca.
Babyliss uso uma vez na vida outra na morte. Tenho um daqueles que suga o cabelo, enrola e cospe um cacho, porém ele não é super simples de usar e volta e meia prende o cabelo la dentro e não solta… então só raramente.
Progressiva eu costumava fazer 2 vezes ao ano no cabelo todo e algumas vezes só na franja, mas tem mais de 5 meses que não faço nenhum tipo de progressiva.
COR:
Já fiz um post contando sobre o meu processo para ficar ruiva natural. Hoje eu continuo pintando com o Alex, confio meu ruivo nele e adoro! ❤ Ao longo dos meses o Alex foi fazendo algumas modificações nas tintas para ir ajustando o tom para um cobre alaranjado, hoje uso as tintas profissionais da Wella, ele faz uma misturinha com alguns tons que não sei exatamente quais são.
O ideal seria eu retocar a cada 20 dias, mas como sou um pouco relapsa eu retoco quando dá! Hahaha… Normalmente 1 vez por mês.
Paty no Fuxico de Mulher
Beijos!